Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

MULHERES DE SUCESSO !!!

- A homenagem especial as MULHERES DE SUCESSO do litoral, nesta edição, vai ser histórica, com a vida e obra de uma das grandes damas da política e sociedade de todo o estado do Piauí. Uma verdadeira matriarca que atravessou gerações, e é um exemplo de vida, dedicação ao marido e amor a sua terra.


A GRANDE DAMA FLORISA TAVARES SILVA 


- "Por trás de uma grande homem, existe uma grande mulher !"  Esta frase emblemática se encaixa perfeitamente no perfil da grande Dama, senhora FLORISA DE MELO TAVARES SILVA, viúva do grande político Alberto Silva,  ela fez parte da história de nossa política e cultura, sempre ao lado de seu marido, e exercendo um papel de destaque nos vários projetos sociais do estado do Piauí.

- A história do grande amor do casal, Florisa e Alberto Silva, começou na década de 40, quando os jovens  se conheceram na "cidade maravilhosa" do Rio de Janeiro, fora do estado, mas o amor, foi de imediato, e daí para o casamento foi um pulo, tanto que a união foi consolidada em 1945. 

- Logo o casal estava morando no litoral, com trabalhos do engenheiro Alberto Silva, na região, quando foi uma peça chave no combate da grande enchente em Parnaíba, que culminou com sua eleição para a prefeitura da cidade. Foi ai que D. Florisa, começou a se empenhar nos seus projetos sociais, e um das suas realizações, foi a criação de lavanderias populares, tirando da margem do rio , dezenas de lavandeiras, que ficavam no ar -livre, do sol quente e chuva. A nobre Dama também tinha uma grande admiração pela cultura regional, iniciando vários projetos populares no apoio ao nosso folclore.Mais um mandato de Alberto Silva, na prefeitura de Parnaíba, veio a tona e D. Florisa, continua com seus belos trabalhos sociais. 

- Depois de dois mandatos na prefeitura de Parnaiba, Alberto Silva, foi nomeado superintendente da Rede Ferroviária no estado do Piauí, em um época que o trem, teve seu grande crescimento no país. E mais uma vez lá estava D. Florisa, auxiliando os trabalhos de seu marido, dando uma especial atenção aos operários da rede na cidade de Parnaíba, com a criação de ambulatórios médicos, em prol da saúde dos funcionários. 

- A trajetória do grande líder Alberto Silva segue seu rumo, e em 1961, ele é nomeado diretor da Coelce no estado do Ceará, e vai morar em Fortaleza, ao lado de sua amada Florisa. A grande dama, aproveita o seu tempo e volta a se dedicar a sua paixão pela música, com aulas de piano. 

- O tempo passa, e a política volta a ser destaque na vida de Alberto Silva, quando é ele eleito governador do estado do Piauí, em 1970, e então a primeira Dama Florisa Silva, com seu espírito inovador, cria a primeira secretaria de Cultura do Estado do Piauí, com a abertura de uma escola de música, teatro, ao mesmo tempo que o governador Alberto Silva funda a Universidade Federal do Piauí.A grande dama, estende o seu programa de apoio as lavandeiras na capital Teresina, construindo lavanderias populares.

- Novos rumos na carreira política e empresarial de Alberto Silva vão surgindo, e então o grande líder assume a presidência EBTU, Empresa Brasileira de Transporte Urbano, e vai morar em Brasília. D.Florisa novamente entra em cena,  e se engaja no auxílio a várias famílias do Nordeste, que moravam em uma favela, até então, no lago Paranoá, e viviam irregulares pela invasão dos terrenos. A grande Dama sensibilizada pela situação, começa a visitar a favela, e promove uma ação social levando dentistas , médicos e realização de eventos culturais, como aulas de teatro. 

- Em 1979, Alberto Silva, é eleito senador da república, e a permanência de D. Florisa na capital Federal se estende, dando oportunidade para ela ampliar o atendimentos as famílias nordestinas, que vivem ao lado do lago Paranoá. 

- Novamente Alberto Silva, assume o governo do estado , em 1987, e como sempre os trabalhos sociais de D. Florisa são memoráveis, com o apoio a cultura e as artes no estado. Surge o projeto Casa Escola, uma atividade social de educação escolar para crianças carentes, mas que não precisavam sair de suas comunidades carentes, onde eram realizados várias atividades culturais e de lazer. 

- A carreira de Alberto Silva vai se consagrando mais ainda, com os cargos de senador e deputado Federal, até a sua partida deste plano. D. Florisa uma mulher forte e guerreira, enfrenta a ausência de seu amado, com muita determinação, e retorna a morar em Parnaíba, instalando-se em um casarão histórico de sua família, na Ilha Grande de Santa Isabel., ao lado de sua querida filha Suzana. 

- Com o auxílio de Suzana, D. Florisa volta as suas atividades sociais, criando o coral de crianças da Vazantinha e dá apoio ao consagrado grupo de dança Raízes do Nordeste, destaque no cenário da dança nacional. Mãe e filha já estão nos preparativos para o retorno das atividades da Fundação Alberto Silva, que vai ter sede em nossa cidade, e vai dá um impulso na cultura parnaibana, com um espaço destinado as artes e movimentos culturais. 

- D. Florisa Silva, um exemplo de vida, um ícone de nossa sociedade, com sua simplicidade encanta pelo seu carisma, mas sem deixar de lado sua vaidade, como toda mulher, sempre andando impecável em suas maneiras e atitudes. 


A grande Dama Florisa Tavares Silva. 
Dedicação a cultura do nosso estado.
Amor pelas artes e música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário