Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2016

MULHERES DE SUCESSO !

- Um dos ícones de nossa cultura, atravessou gerações, passou por grandes transformações de nossa história, e até hoje, continua distribuindo charme pelos salões sociais do litoral.A acadêmica e poetisa Lígia Ferraz, é o destaque da edição de MULHERES DE SUCESSO, que coloca em evidência as grandes mulheres de nossa sociedade e suas atividades pelo litoral.


- A senhora Lígia Carvalho Gonçalves Ferraz, é de família tradicional da cidade de Oeiras, sul do estado, mas já se considera uma cidadã parnaibana, pelo seu convívio em nossa terrinha, onde formou família e aqui fez a sua história de sucesso.


- Lígia, no auge de sua juventude, na adolescência, participou de um concurso de beleza na cidade de Oeiras, o " Rainha das Moças" , concurso, que elegia a mais bela moça da sociedade daquela cidade, e na programação do certame, eram realizadas viagens pelo estado, sendo que entre essas viagens,  ela desembargou em solo parnaibano, aqui conhecendo o seu amado , Ângelo Ferraz, em memória.


- Logo após que conheceu o seu amado, do começo de namoro para o casamento, foi apenas de 3 anos, e aqui a bela moça de Oeiras, veio morar, iniciando a sua história na cena cultural da cidade.Lígia já veio formada no curso de professora normalista, realizado na capital Teresina, mas quando casou, ela parou as suas atividades educacionais,  para se dedicar a criação de seus filhos e do lar. Desde de criança , ela gostava de cantar e de compor suas próprias canções, confirmando a sua veia para as artes e cultura.


- Mas a vocação para a educação e cultura, falou mais alto. Depois de 10 anos afastada de suas atividades, ,  Lígia começa a escrever, poesias, contos e mensagens, durante o nascimento de seus filhos, no mesmo período ela inicia os estudos no curso de História, com viagens rotineiras a capital Teresina. Ela retorna as suas atividades educacionais, no governo de Tibério Nunes, lecionando nos principais colégios da cidade, como Clóvis Salgado, Comercial, Unidade Escolar Padre Vieira e foi diretora da escola Polivalente Lima Rebelo.


- A vida social de Lígia , também , tinha um papel importante em sua rotina. Ela ingressou no Clube IGAPA, que realiza atividades filantrópicas com os hansenianos do litoral, ao lado de outras senhoras de nossa sociedade, participando das atividades do clube, que tem um importante legado social.


- A nobre escritora, conquistava admiradores de suas poesias e contos pela cidade, Lígia, uma personalidade querida, sempre com sua "finess", recebia muitos elogios pela sua personalidade. A sua eleição na Academia Parnaibana de Letras, foi por unanimidade, ficando ao lado dos grandes imortais de nossa cidade, com um papel importante na Academia, foi ela que criou o hino da entidade.


- Com uma forte vocação católica, a senhora Lígia participa das principais manifestações católicas do litoral. Ela interpreta , há vários anos, a personagem bíblica Verônica, durante a procissão dos "Passos", mostrando o seu lado musical. Ela é integrante do grupo "Terço Em Família ", com reuniões semanais, tendo como objetivo o auxílio de famílias carentes. A acadêmica é a compositora do Hino de Nossa Senhora da Graça, padroeira de Parnaíba, executado durante a sua celebração nos festejos.


- Um dos momentos marcantes de sua vida , foi o lançamento de seu livro " Um Pouco de Tudo", em 2010,  obra literária que reunia os contos, poesias , mensagens e artigos da escritora, solenidade e acontecimento que movimentou a cena cultural, juntamente com a entrega do titulo de cidadã parnaibana, homenagem justa da Câmara Municipal, pelas ações de Dona Lígia em prol da cultura de Parnaíba.


- Então, contamos "Um Pouco de Tudo", na história de vida de mais uma personalidade parnaibana, servindo de exemplo as futuras gerações, que buscam a informação necessária, para ampliar os seus conhecimentos sobre sua terrinha.


A acadêmica Lígia Ferraz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário