Páginas

domingo, 27 de março de 2016

ESTILO DE VIDA

- A arte parnaibana está , literalmente ligada, a um nome conhecido de nossa cidade. Personalidade que ao longo dos anos, procurou contribuir para o crescimento e a consolidação de nossa arte, nos meios mais expoentes da cultura. E para abrir o quadro ESTILO DE VIDA, no Blog Carneiro Jr, apresento a vocês , um pouco da história recheada de muito bom humor e arte, do agitador cultural JOSÉ DE MARIA, o nosso ZÉ DE MARIA. 



O GUERREIRO DAS ARTES 


- Indiscutivelmente, o querido Zé de Maria, representa um time de pessoas especiais, que tem uma difícil missão de propagar a arte em meio recheado de cultura descartável e cheia de alienação. Mas o nosso Zé de Maria, ao longo de 30 anos, batalhou para que a arte do litoral, atingisse o maior número possível de pessoas, de diferentes classes sociais, divulgando o talento de muita gente. 

- Zé de Maria é corretor de imóveis, funcionário público, com 30 anos de trabalhos na PIEMTUR e curador do Janeiro Arte, maior salão de artes plásticas do Piauí. 

- Nos idos da década de 70, Zé de Maria, começou a ingressar nas artes, de uma maneira bem peculiar para a época. Entrou para o elenco de teatro da conhecida D. Maroca, uma senhora que movimentava o nosso teatro, com trabalhos pelo SESC. Zé de Maria participou de peças teatrais importantes, como " O Alto da Compadecida" , " Rapto das Cebolinhas", dirigida pelo ícone Ralnupho Torres Raposo, e baseada em grandes obras da literatura nacional. 

- A partir daí o interesse pelas artes, aflorou na alma de Zé de Maria, de uma maneira intensa,começando a realizar trabalhos em colagens , com material elétrico, entrando para o mundinho da cultura. Zé de Maria , participou de importantes amostras e exposições da época, como o Salão de Artes, na capital Teresina, e Salão de Abril, na capital cearense, Fortaleza. Ainda em Teresina, Zé de Maria lançou o projeto Artes dos Logradouros Públicos, levando arte para churrascarias. Realizou , também, uma coletiva de artes plásticas no Luxor Hotel. 

- A paixão pelas artes, estendeu-se também, para a música. Zé de Maria,  produziu o Verão Vadio, isso na vibrante década de 80, começando a compor músicas ao lado de Ricardo Leão. No cenário musical de Parnaiba, Zé promoveu shows lendários na Beira- rio, com o curioso título " A Volta da Jumenta", inspirado no projeto "Volta da Jurema", de Fortaleza, e estimulado por jovens parnaibanos, que estudavam na capital Cearense , e vinham passar suas férias na cidade. A "Volta da Jumenta", já tinha um aspecto ecológico, pois naquela época, muitos animais circulavam pela Beira-rio, para matar a sede. 

- Um dos fatos marcantes de sua vida musical, foi a produção de um show , da cantora Tânia Fonteles, o seu primeiro show, realizado na SESI, da Presidente Vargas, com participação de músicos de fora e figurino de Jorge Ferraz. Na época, Zé de Maria , produzia shows , que ia dos estilos de ópera a rock pop.O curador inovou no cenário musical do litoral, com  a produção do primeiro show ecológico , o ECO, realizado na cidade de Luís Correia, pois na época , Zé de Maria , encontrou uma certa resistência por parte de alguns empresários de clubes, para realizar o show em solo parnaibano.  

- O encontro com o blues, jazz e soul, em sua vida musical, deixou marcas até hoje. Com suas performances memoráveis, cheias de estilo, Zé de Maria, mistura as canções de seus ídolos, Cole Porter, Sarah Vaughn, Frank Sinatra, com uma dosagem de ironia, e mescla até a rockeira Nina Hagen. Zé de Maria, observando o cenário musical da época, década de 80, já constatava uma certa decadência cultural, e por causa disso  lançou o projeto "Boutiquins e Blues", realizando um show memorável no Lions Clube de Luís Correia, na época, um tradicional clube de nossa sociedade, reduto dos famosos na temporada de férias, lembrando que a praia do Coqueiro, ainda estava fora do circuito de veraneio.

- O Boutiquins e Blues, rendeu bons frutos, onde até hoje, são realizadas edições, sempre cheias de inovações, tendo como a  grande atração, a performance única de Zé de Maria nos palcos. Já na década de 90, Zé de Maria, fez produções marcantes, como a criação do Arte Verão e Luar de Agosto, realizados no badalado restaurante Casa Grande, em parceria com o confrade Colombo Neto, em memória. 

- A criação da Janeiro Arte, foi uma iniciativa única, para concentrar e divulgar os trabalhos de vários artistas da terra, que estavam em plena efervescência criativa, uma época de muita criação entre os artistas da cidade, mas que não tinham ainda um espaço definido para expor as suas obras. Ai então, Zé de Maria, consolidou um calendário , que até hoje, movimenta a nossa arte, com exposição de trabalhos em escultura, pintura, colagem, fotografias, etc. 

- A Janeiro Arte, versão 2016/2017, está sendo realizada na Pousada Porto das Barcas, na galeria de Artes Mateus Portela, com exposição durante todo o ano, uma estratégia do curador, para divulgar os nossos artistas, bem como movimentar o nosso turismo. 


O guerreiro das artes, Zé de Maria.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário