Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

HISTÓRIA DA MODA - PHB

- A minha relação com a moda da city, começou desde a minha adolescência, quando iniciei meus trabalhos na boate Senzala, através de festas e desfiles promovidos por este amigo de vocês , ao lado da amiguinha Mônica Karine Lopes Pessoa, onde produzíamos "vibes" que agitavam a "young-people" do litoral, no finalzinho da década de 80, comecinho da de 90.

- E participando de toda essa evolução, através de eventos mil, presenciei o aparecimento e o crescimento  de muita gente no litoral, com suas produções, indústrias e trabalhos que contribuíram para a história da moda em nossa cidade.

- Nos idos da década de 90, ainda sem nomes de peso de nossa moda regional, grifes genuinamente parnaibanas, surge o nome da empresária Arlene Aragão, colunável de nossa sociedade e senhora do médico Chagas Aragão. Arlene Aragão, instala uma das primeiras grifes do litoral, com fabricação própria, e começa a fazer sucesso entre os famosos da city, com produção de roupas femininas, sempre lançadas com desfiles apoteóticos, em locais "in", como sua mansão e hoteis famosos de nossa orla. 

- A grife de Arlene Aragão foi um ponta pé inicial, para abrir espaço para uma nova geração de estilistas e profissionalização de nossas costureiras, que antes só trabalhavam por encomendas. Daí começou uma preocupação do mercado, em criar marcas conceituadas, que acompanhassem as tendências da moda nacional, com confecções de qualidade. A empresária Arlene Aragão se mantêm no mercado até os dias atuais, com ateliê próprio e bonita sede na Avenida de São Sebastião. 

A empresária Arlene Aragão, pioneira na moda do litoral.

- A década de 90, agora fervilhava de ideias e novos nomes, eventos como a FEPEME, de Parnaíba, abria as portas para novas marcas, que tinham uma oportunidade de mostrar suas confecções para milhares de pessoas, além de turistas de todo o Brasil. E nesse burburinho de nossa moda, vem a tona , um dos maiores nomes da moda atual, a empresária e estilista Vell Rezende, que lançou a grife Vell, mas já com um projeto de expansão, que conquistaria todo o Meio - Norte brasileiro.

- Com um projeto arrojado de lançar uma grife, que competisse no mercado regional da moda, a empresária Vell Rezende, emplacou uma marca, que ao longo dos anos, cresceu e se transformou no maior nome da moda industrial da região norte do estado. 

- Vell expandiu a sua grife Vell ( na época tinha só esse nome ), colocando filiais nas cidades de Teresina, Parnaíba, Fortaleza , Parambu, e representações em várias cidades do Meio - Norte brasileiro. A evolução de Vell, também chega ao seu nome, que através de uma consulta com uma famosa numeróloga, colocou a extensão BIZZ, em sua logomarca, e repetiu o sucesso, que já existia.

- Vell Bizz, é uma grife que tem seu nome no calendário da moda regional, através de lançamentos de coleções, com suas temporadas específicas, fazendo que as parnaibanas entrasse para o mercado da moda nacional, com suas variações de looks.

- A famosa marca, também está estampada em acessórios, bolsas e calçados, transformando a grife em uma Maison,  com lojas estilizadas, decoradas com muito estilo. 


A empresária Vell Bizz, verdadeira maison do litoral.

Vell Bizz, em acessórios.

A cada estação, novos "looks".

Produção de campanhas publicitárias.

Vel Bizz tem loja no Parnaíba Shopping.

As "it -bags" de Vell Bizz.

Tendências da moda nacional e internacional.


- A moda do litoral segue seu destino, a sua evolução continua, abrindo espaço para a estilista Georgina Lustosa Nogueira, que coloca em evidência o seu talento no mundo dos panos e alfinetes, e abre o seu ateliê GN. No começo Georgina criou uma marca , com produção em série, vários looks, e todos com uma marca registrada, a utilização da renda de Bilro, dos Morros da Mariana. 


- Atualmente Georgina mudou de atividade na moda, deixou a produção de looks, em escala,  e agora trabalha com roupas exclusivas, sob encomenda, em vários estilos, com ênfase para vestidos de noiva, mas também, produz vestidos de madrinhas, formaturas e para eventos glamourosos, tudo baseado na alfaiataria. 

- Georgina procurou mostrar uma identidade regional, utilizando o nosso artesanato, mas sem esquecer as tendências do mercado fashion, para acompanhar o gosto da mulher moderna do litoral. 

A estilista Georgina Nogueira, no seu ateliê GN.

Bijpuxs  GN, no maior estilo.

Uma peça exclusiva, bijoux, de GN.

Moda conceito, utilizando o nosso artesanato.

Produções de "looks " únicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário