Páginas

sábado, 8 de outubro de 2016

HOMENS DE SUCESSO !

- As personalidades masculinas que participam do desenvolvimento sócio - econômico de nossa city, através de suas atividades profissionais, servindo de referência para as pessoas que buscam o sucesso !


FRANCISCO CARDOSO 



- O Teresinense Francisco Cardoso, já se considera um parnaibano, mesmo que ainda não tenha recebido o título de cidadão parnaibano ( uma falha imperdoável ), pois aqui ele praticamente cresceu, criou raizes , família e entrou na lista de um dos mais conceituados advogados de nossa justiça, com suas atividades memoráveis nos tribunais da região.



- Doutor Cardoso, como é conhecido em nossa sociedade, veio morar no litoral ainda criança, e logo se adaptou ao novo lar, uma criança saudável e cheia de energia, que começou a gostar dos ares do litoral, incorporando os costumes da tradicional sociedade parnaibana. Entrando na adolescência ele foi estudar na capital Teresina, para ampliar os seus conhecimentos nos estudos.



- Na capital , ele se dedicou aos estudos integralmente, um jovem dedicado e que já tinha uma profissão em mente, queria ser advogado. A inspiração pela advocacia, veio através de sua família, que tinha tradição de formar advogados, contagiando o jovem promissor , que já se destacava pelo seu desempenho nos estudos. Ainda jovem, antes de prestar o vestibular, Cardoso começa a trabalha em um banco da capital, tarefa que lhe rendeu mais responsabilidades e contato com o público.



- Mas foi em 1966 que ele realiza seu grande sonho, quando passa para o vestibular de Direito, pela faculdade de Direito do Piauí, estava ali, uma vocação confirmada, o jovem iria ser um grande advogado. O estudos da Faculdade de Direito, contagia o jovem, principalmente pelos ensinamentos de seus mestres, grandes personalidades da advocacia piauiense, da época.



- Com título em mãos, ele retorna ao litoral  em 1974,  para exercer a sua tão sonhada profissão, colocando em prática todos os seus conhecimentos. Ele instala um escritório de advocacia na cidade e logo se destaca pela sua brilhante atuação nos tribunais, um grande nome estava sendo formado na advocacia do litoral. Um fato interessante, que ele instala o seu escritório no endereço que até hoje está  localizado, bem no centro histórico da cidade.



- O advogado Cardoso exerce as suas atividades na justiça até 1980, quando é promovido a promotor de justiça. Ele  trabalhou  em 6 cidades do Piauí,  inclusive em Picos e Uruçuí, no sul do estado.Na época o deslocamento para essas cidades era extremamente difícil,  através de estradas ruins e muitos desafios, mas a sua paixão pela justiça falava mais alto. Durante a sua atuação como promotor de justiça, Doutor Cardoso, passou por várias situações, que o deixaram  bastante emocionado. Um dos fatos que marcou sua carreira na promotoria foi um caso de homicídio de uma criança de 8 anos, ato cometido pelo próprio avô da criança, acontecimento que chocou a cidade de Parnaíba há 30 anos.



- O tempo passa e depois de muitos anos atuando como promotor ele é  promovido a procurador de Justiça do Estado, por mérito, em 1995, colocando seu nome no patamar dos grandes na justiça parnaibana. Mas depois de 36 anos servindo na promotoria , ele adquiri a aposentadoria em 1997, marcando uma época de defesa da sociedade parnaibana.



- Mesmo depois de aposentado , Doutor Cardoso retorna as suas atividades na advocacia parnaibana, em 1988, figurando entre os mais respeitados advogados de todo o estado, atuando em importantes causas na área civeis, criminais e direito de família. O seu escritório é uma referência para jovens, recém formados que entram no mercado, Doutor Cardoso, abriu as portas para muitos jovens advogados, que adquiriram bastante conhecimentos em seu escritório.



- Um grande homem, de destaque, que fez história em nossa justiça, pela sua ética e profissionalismo, acima de tudo, combatendo as injustiças. Doutor é um homem que aprecia as coisas boas da vida, sempre prestigia a nossa culinária, frequentando restaurantes, adora cinemas e realiza passeios pelas praias do litoral.



- O grande destaque da vida do advogado Cardoso, foi a sua dedicação para com sua esposa Maria das Graças Quixadá, em memória. Ele foi incansável ao lado de sua amada, durante todo o seu período de enfermidade,  consolidando a vocação do matrimônio e amor. Mas infelizmente o destino levou a sua amada, deixando muitas saudades.




O advogado Francisco Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário