Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2022

CULTURA

 - A cultura parnaibana em festa, com a celebração dos 39 anos de fundação da Academia Parnaibana de Letras, fundada em 28 de julho de 1983, um patrimônio cultural da cidade de Parnaíba, composta por grandes nomes da cultura e literatura do litoral piauiense.


- O idealizador da Academia foi o jornalista José Pinheiro Machado. Personalidades parnaibanas, que fazem parte do cenário político e social, como o senador Alberto Silva, o ministro João Paulo dos Reis Veloso, o escritor Assis Brasil, o jornalista Raimundo Fonseca Mendes, dentre outros, fizeram parte da APAL, e atualmente é composta por uma nova formação, mesclando a experiência de grandes intelectuais da cidade com a nova geração, que está dando continuidade a missão de divulgar e consolidar a nossa literatura. 


- As mulheres também tiveram e tem um papel importante na Academia, como a professora Maria da Penha, em  memória, com as suas atividades na educação e cultura parnaibana, e nos tempos atuais, nomes como as escritoras dona Lígia Ferraz, dona Cristina Moraes Souza e Dilma Ponte de Brito, fazem parte desta importante entidade cultural da cidade. O atual presidente é o jornalista Antônio Gallas. 


fotos: Carneiro Jr

A acadêmica e escritora, senhora Cristina Moraes Souza, integrante da APAL.

A poetisa e escritora, senhora Lígia Ferraz, produziu o primeiro hino da APAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário