Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

80 ANOS

- No dia mundial da Saúde, 5 de agosto, os profissionais da área estão em festa, com uma data simbólica que registra como é importante ter uma vida saudável e  prevenir as doenças, através de um trabalho dedicado de médicos, enfermeiros, técnicos e colaboradores que ficam dia após dia, enfrentando desafios para proporcionar uma qualidade de vida à população e com saúde. 


- E neste dia tão importante do calendário, ainda mais agora nesta fase da pandemia, um dos estabelecimentos de saúde que é referência para a  saúde dos parnaibanos, a Maternidade Marques Basto, acompanha as celebrações e comemora 80 anos de atividades em nossa medicina. A data foi dia 4 de julho mas a diretoria aproveitou o dia da "Saúde" para retificar a data. 


- O visionário médico Mirócles Veras, então recém formado no curso de medicina em 1912, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tinha um grande sonho em proporcionar a cidade de Parnaíba uma estrutura de saúde, que garantisse atendimento de qualidade aos parnaibanos. Com um grande projeto de saúde, o médico Mirócles Veras funda a Maternidade Marques Basto em 4 de julho de 1940, revolucionando a medicina da região. 


- Com uma trajetória de sucesso e conquistas o médico Mirócles Veras, concilia a sua vida de médico com a sua vida política, sendo eleito duas vezes para prefeito de Parnaíba, nos períodos de 1934 a 1945. Ele foi também suplente para os cargos de deputado Federal e Senador. Em 1950, assumiu o cargo de deputado Federal nas licenças do politico Sigefredo Pachêco. 


- A saga da família "Veras" continua na saúde dos parnaibanos. Os trabalhos do médico Edgard Veras, seguem os passos de seu pai, em nossa medicina. Com muita dedicação e trabalho, o médico Edgard consolida a importância da Maternidade e Hospital Infantil Marques Basto na saúde dos parnaibanos, ampliando a sua capacidade, atendimentos e especialidades e sempre, ao seu lado, a sua esposa, a eterna lady Celeste Veras, que se destacou como uma figura central na Sociedade de Proteção a Infância e Maternidade de Parnaíba, SPMIP. 


- O legado do médico Edgard Veras foi continuado pelos seus filhos : O executivo Mirócles Veras, Christiane Darcy, na parte administrativa e o médico Edgard Veras Jr, na saúde. Unidos em prol de um ideal, a evolução e modernização da maternidade em nossa medicina. Alcançaram o objetivo. Atualmente a Maternidade é composta por 314 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistente social, fonoaudiólogo, farmacêutico, técnicos de enfermagem, administradores, contadores e profissionais da tecnologia e informação. 


- A maternidade tem sua diretoria formada pela presidente Celeste Veras, vice-presidente Christianne Vasconcelos Veras, diretor Clínico, Dr. Samuel Darcy, Diretor Técnico, Dr. Edgard Veras e o diretor Administrativo e Financeiro  Mirocles Veras. 


- Os atendimentos e procedimentos realizados na maternidade são nas especialidades de : Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Oncologia, Cardiologia, Urologia, serviços de UTI adulto e serviços de UCI neonatal. 


A presidente da SPMIP, Celeste Veras e a vice - presidente Christiane Veras.


O diretor Técnico, o médico Edgard Veras Jr. 


O Diretor Clínico o médico Samuel Darcy. 


O diretor Administrativo e Financeiro o executivo Mirócles Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário