Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

MULHERES DE SUCESSO

- A literatura parnaibana sempre esteve em evidência, com nomes fortes de nossa cultura, que brilham com suas escritas mundo afora. E o papel feminino na arte e literatura do litoral é um dos mais expressivos, com personalidades que ganham espaço cada vez mais, com muito talento.


- E no contexto literário do litoral, temos uma MULHER DE SUCESSO, que se destaca pela sua vida pessoal e seus poemas, que encantam parnaibanos e fãs de literatura por todo o Brasil. A escritora e poetisa, Ednólia Fontenele, está de volta a sua terra natal e já brilha no cenário cultural da cidade.



EDNÓLIA FONTENELE 


- A parnaibana Ednólia Fontenele morou por quase 30 anos em outras cidades do país, especialmente realizando trabalhos pelo Banco do Brasil, entidade financeira que trabalhou e atualmente está aposentada, mas sempre matinha contato com sua cidade, com visitas rotineiras, inclusive teve seus dois filhos em Parnaíba. Ednólia é formada em Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduada em Serviços e Recursos Humanos pela Universidade de Brasília.



- Ednólia já tinha em seu DNA a veia literária, que lhe acompanhou durante todo a sua vida. Ainda na adolescência, quando era estudante secundarista do Colégio das Irmãs, foi líder estudantil e fundou um jornal o "Neo Jornal", mostrando já a sua personalidade forte e seu talento na literatura e escrita, ela assinava todas as matérias do jornal! A sua missão na imprensa continuou por mais alguns anos, escrevendo para jornais da cidade, como o "Inovação".



- A nobre poetisa foi verbete do dicionário de mulheres em 1999, da renomada Hilda Agnes Hubner Flores, e participou em 3 edições do livro didático " Literatura Piauiense para Estudantes, de Adrião Neto.


- O seu primeiro livro, " Poemas que Neguei em Meu Caminho", foi lançado em 1994, mostrando a sua forte alma poeta, uma revelação do cenário nacional. As suas atividades na literatura piauiense e do Brasil, nunca mais pararam. Ela participou de antologias como "Nuvem, Salada Seleta", " A Poesia Piauiense no Século XX", "Poemarit(i)mos" e "Parnárias".



- Retornando ao convívio dos amigos do litoral sua terra natal, Ednólia lançou o seu segundo livro, " Em Construção", com uma concorrida solenidade no evento cultural " Corredor Literário", realizado no SESC Caixeiral, no dia 18 de agosto.


- O lançamento do seu segundo livro confirmou o seu amor pela literatura e poesia. As suas obras são inspiradas em momentos marcantes de sua vida, com um estilo livre, às vezes de cunho social, às vezes romântica, oque influencia os seus leitores, que vivenciam em suas poesias fatos do cotidiano de uma pessoa que ama a vida, sua família, amigos e sua cidade. Edinólia está cotada a ocupar um cadeira na Academia Parnaibana de Letras, a APAL.


A escritora e poetisa Ednólia Fontenele. 



Ednólia no lançamento do livro, " Em Construção". 

O livro " Poemas Que Neguei Entre Caminhos". 

O Livro " Em Construção". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário