Páginas

domingo, 15 de março de 2020

A NOVA IMORTAL

- A poetisa parnaibana Ednólia Fontenele tomou posse na Academia Parnaibana de Letras, na sexta, dia 13 de março, com uma concorrida solenidade realizada no auditório do Colégio das Irmãs, reunindo acadêmicos, colunáveis, intelectuais e familiares, movimentando o cenário cultural da cidade.


- Ednólia e uma  poetisa que representa uma nova fase da poesia do litoral, com seus versos que retratam o cotidiano de uma mulher de bem com a vida, apreciando os bons momentos de seu dia a dia, transmitindo aos seus leitores muita energia positiva.


- A nova imortal queria fazer uma solenidade diferenciada, seguir todo o protocolo da Academia, mas colocando novas facetas na solenidade. O local escolhido foi o auditório do Colégio das Irmãs, que resgatou os bons momentos de Ednólia do tempo de escola, inclusive quando lançou o seu primeiro informativo. Ednólia entrou no auditório recepcionada pelos acadêmicos, Dilma Ponte de Brito, Maria do Rosário Pessoa, Alcenor Candeira, ao som da música "Maria, Maria", executada pelo quarteto de violinos OPUS 6, sob a regência do maestro Wellington.


- O discurso de  recepção da academia para a nova imortal foi proferido pelo acadêmico Fernando Ferraz que veio especialmente de Fortaleza, para prestigiar a sua amiga Ednólia. Fernando citou poemas da nova imortal e mostrou em um telão, depoimentos de familiares e amigos, foi  uma surpresa para ela!


- Ednólia tomou posse sob forte emoção, recebendo o diploma da academia das mãos do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza. O manto da academia foi colocado em Ednólia pelos seus filhos Revailton de Sousa Castro Jr e Diego Fontenele Oliveira. Em seu discurso de posse Ednólia, muito emocionada e agradecida, resgatou lembranças de seu pai, o comerciante Eliseu, de suas irmãs, tempo de escola e de seus incentivadores na literatura, como a professora Luzanira Silva.


- Depois de finalizada a programação protocolar de posse, Ednólia realizou uma sessão de autógrafos, distribuiu lembrancinhas para os convidados e ofereceu um delicioso coquetel, recheado de canapés e salgados. O coquetel teve musicalidade do cantor Grigório Freitas.



FOTOS : CAMILA NETO

A nova imortal, a poetisa Ednólia Fontenele. 

Ednólia com seus filhos, Diego Fontenele Oliveira Castro e Revailton de Sousa Castro Jr. 

A emoção de receber o diploma da APAL. 

O emocionante discurso de posse. 

Os acadêmicos, Antônio Gallas e Fernando Ferraz.

Ednólia recebendo os parabéns do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza. 

O presidente da APAL, o jornalista José Luís de Carvalho com Antônio Gallas. 
A mesa de honra da solenidade. 

Os acadêmicos em cena. 

As professoras Luzanira Silva e Rossana Silva. 
Os "mimos" de Ednólia Fontenele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário