Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2020

PORTINHO E SUA HISTÓRIA!

- Os parnaibanos e visitantes de nossa cidade foram informados pelo mídia e redes sociais do triste crime ambiental que o nosso paraíso ecológico, a Lagoa do Portinho, sofreu nos últimos dias, deixando a todos transtornos e indignados, com tal ação criminosa que foi amplamente alertada pelo presidente da FIEPI Antônio José de Moraes Souza Filho e logo após, as providências necessárias foram agilizadas pelo prefeito Francisco de Assis Moraes Souza.


- Mas agora diante de toda essa comoção, o BLOG CARNEIRO JR fez uma importante pesquisa e nesta matéria vai falar da história da criação do então Centro Recreativo do SESI, que hoje se transformou no restaurante o Luís e Hotel Portinho, uma referência no turismo da região.


- Foi no final da década de 1970, que o empresário Charles Pires, construiu um grupo de chalés para a sua família, as margens da lagoa do Portinho, para fins de lazer e passeios. Mas com a expansão do turismo no litoral, essa área particular foi adquirida pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí, a FIEPI, através da iniciativa do deputado Antônio José de Moraes Souza.


- Os antigos chalés foram ampliados, reformados e o deputado Moraes Souza mandou construir um restaurante e apartamentos, transformando a área em um centro de lazer e de turismo para os industriários, operários e parnaibanos, no início da década de 1980. Ao longo do tempo, a lagoa e o centro recreativo passaram por grandes transformações e direções, até que em 2007 a gourmet Rita Holanda e o empresário Luís Carlos Aragão, assumiram o comando, ampliando o fluxo de visitantes naquele belo cenário, com um trabalho árduo e de amor a natureza.


- O Portinho sempre teve uma atenção especial pela família Moraes Souza, seus grandes incentivadores. O presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, até hoje (antes do chato isolamento social), realiza eventos e incentivos para o complexo turístico. O prefeito Francisco de Assis Moraes Souza construiu a estrada que liga o Portinho a periferia da cidade, inclusive asfaltando a via em seu mandato atual de prefeito. A  ex-deputada estadual Juliana de Melo Falcão através de um projeto na Câmara dos deputados, conseguiu a construção da rotatória e alargamento da entrada da estrada do Portinho que dá acesso a Br-343.


- Com todos esses fatos históricos e investimentos a região do Potinho continua linda, com suas dunas exuberantes, o seu verde e a bela estrutura do restaurante o Luís e Hotel Portinho, que estão na expectativa do retorno as suas atividades para dá alegria e diversão, novamente à população parnaibana.


O eterno deputado estadual Antônio José de Moraes Souza, em memória, com seu filho, o presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho. 
A charmosa Juliana de Melo Falcão. 

Os "reis" do Portinho Rita Holanda e Luís Carlos Aragão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário