Páginas

domingo, 18 de outubro de 2020

DIA DO MÉDICO

 - Uma data alusiva aos trabalhos dos nossos verdadeiros anjos da guarda aqui na terra. Os médicos são os profissionais que se dedicam a cuidar, curar e amenizar o sofrimento de muita gente. De recém nascidos a idosos, todos passam em um momento na vida, pelas mãos de um médico. Eles vivem intensamente o trabalho, as vezes com plantões que atravessam noites, tudo para acompanhar a recuperação dos seus pacientes. 


- E o BLOG CARNEIRO JR começa a sua homenagem aos médicos VIPS de nossa cidade. Uma lista dos mais destacados médicos da região, que representam muito bem a paixão, a dedicação e o talento que os médicos possuem. 


FRANCISCO DE ASSIS MORAES SOUZA, O MÃO SANTA


- O médico Francisco de Assis Moraes Souza estava destinado a ser médico, desde sempre. A sua paixão pela medicina, influenciado pelos veteranos médicos de nossa história, levou o jovem parnaibano a se formar pela Universidade Federal do Ceará, em 1966, e a partir daí, o médico Francisco Moraes Souza colocou seu nome no patamar dos grandes médicos da cidade. 


- O médico Francisco, já mostrava a sua aptidão para a cirurgia no seu curso de medicina, tanto que no 5º período da Faculdade ele foi aprovado para um estágio no Pronto Socorro Municipal de Fortaleza, vivenciando todos as emoções de atendimentos e cirurgias. A sua vocação foi confirmada! Ele fez residência médica no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, em Cirurgia Geral.  


- Depois de especializações e muitos conhecimentos adquiridos, o médico Francisco retorna a sua cidade natal, para exercer a profissão que tanto ama. Aqui ele trabalhou nos principais hospitais e clínicas da cidade, com atendimento pelo SUS, sempre com sua característica de conversar com seus pacientes, como se fossem velhos amigos. 


- O título de Mão Santa, veio com uma situação bastante peculiar. O médico Francisco Moraes Souza foi a uma cidade do estado do Maranhão, representando o saudoso e grande médico parnaibano Cândido Athayde, em uma solenidade e lá um morador local, pediu a palavra para agradecer o atendimento e a cirurgia que o médico Francisco Moraes Souza, realizou aqui em Parnaíba, e no ato, no microfone,  o chamou de MÃO SANTA. Bem depois daí o resto é história! 


- O já, médico Mão Santa, participou dos melhores Simpósios e Congressos Médicos pelo Brasil e em outros países. Ele tem o título de Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgias. Mão Santa coordenou cursos de enfermagem na cidade para jovens, deu aulas de Biologia em colégios e foi Secretário de Saúde do estado e do município. 


- Atualmente por questões de trabalho na politica, Mão Santa, está temporariamente afastado da medicina, mas quando ainda tem tempinho, ele adora visitar a Santa Casa de Misericórdia, entidade de saúde que ele tanto admira e gosta, para rever amigos e pacientes. 


O médico Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa. 


Um comentário:

  1. Dr mao santa medico por excelência amigo de todos ESPECIALMENTE dis mais necessitados e humildes . Parabens meu gigante lutador

    ResponderExcluir