Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2021

O RADIALISTA

 - O Dia do Radialista no Brasil, tem duas datas comemorativas. Durante muito tempo, o dia era celebrado no dia 21 de setembro, mas em 2006, através de um decreto presidencial houve uma mudança para o dia 7 de novembro. Mas a classe dos profissionais da radiodifusão, celebram ainda no dia 21 de setembro, portanto vamos festejar! 


- Foi nos idos do governo Getúlio Vargas, na data histórica do dia 21 de setembro de 1945, que o radialista teve a sua valorização salarial, com o decreto presidencial que fixou os níveis mínimos dos salários de trabalhadores da radiodifusão. Uma nova era surgia, o profissional do rádio estava sendo compensado pelos seus serviços prestados à sociedade brasileira. 


- E aqui no litoral o rádio fez e faz parte da vida de muita gente. Mesmo com a era da internet e redes sociais, o rádio ainda tem seu espaço, atingindo as mais variadas e longínquas regiões. A era do rádio parnaibano teve grandes nomes através das rádios Educadoras e Igaraçú. Tivemos uma explosão de rádios, na década de 90, com as rádios comunitárias, que infelizmente foram extintas. 


- O parnaibano adora rádio, faz parte de sua cultura. Temos sucesso de audiências, atualmente, com as rádios Liderança, antiga Litoral FM e a histórica Rádio Igaraçú, que passou por uma nova roupagem e atualmente é uma potente FM. 


fotos: Carneiro Jr 

O papa da crônica social parnaibana, Rubem Freitas, em memória, tinha um lendário programa de rádio, na extinta Educadora. 

O veterano radialista José Augusto Fontenele, sempre lembrado pelos seus programas de rádio. 

O radialista João Carlos Guimarães, faz parte da história da Rádio Igaraçú, atualmente é superintendente de Comunicação da Prefeitura de Parnaíba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário