- O Dia do Radialista no Brasil, tem duas datas comemorativas. Durante muito tempo, o dia era celebrado no dia 21 de setembro, mas em 2006, através de um decreto presidencial houve uma mudança para o dia 7 de novembro. Mas a classe dos profissionais da radiodifusão, celebram ainda no dia 21 de setembro, portanto vamos festejar!
- Foi nos idos do governo Getúlio Vargas, na data histórica do dia 21 de setembro de 1945, que o radialista teve a sua valorização salarial, com o decreto presidencial que fixou os níveis mínimos dos salários de trabalhadores da radiodifusão. Uma nova era surgia, o profissional do rádio estava sendo compensado pelos seus serviços prestados à sociedade brasileira.
- E aqui no litoral o rádio fez e faz parte da vida de muita gente. Mesmo com a era da internet e redes sociais, o rádio ainda tem seu espaço, atingindo as mais variadas e longínquas regiões. A era do rádio parnaibano teve grandes nomes através das rádios Educadoras e Igaraçú. Tivemos uma explosão de rádios, na década de 90, com as rádios comunitárias, que infelizmente foram extintas.
- O parnaibano adora rádio, faz parte de sua cultura. Temos sucesso de audiências, atualmente, com as rádios Liderança, antiga Litoral FM e a histórica Rádio Igaraçú, que passou por uma nova roupagem e atualmente é uma potente FM.
fotos: Carneiro Jr
O papa da crônica social parnaibana, Rubem Freitas, em memória, tinha um lendário programa de rádio, na extinta Educadora. |
O veterano radialista José Augusto Fontenele, sempre lembrado pelos seus programas de rádio. |
O radialista João Carlos Guimarães, faz parte da história da Rádio Igaraçú, atualmente é superintendente de Comunicação da Prefeitura de Parnaíba. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário